Home » Blog »


NOVO COORDENADOR DE SAÚDE MENTAL

 

 

Saúde Mental tem novo coordenador nacional

 

A aplicação de um programa de garantia dos direitos humanos nos serviços de saúde mental será uma das primeiras missões do novo coordenador nacional de Saúde Mental, Álvaro Carvalho.

Em declarações à agência Lusa, o sucessor de José Caldas de Almeida revelou que estará em Portugal, na próxima semana, uma responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objectivo de ser adoptado um programa de garantia de direitos humanos nos serviços de saúde mental.

Este programa permitirá “avaliar as condições em que a nível nacional estão a ser administrados os cuidados de saúde mental”.

“É preocupação de organizações como a OMS e outras instâncias internacionais que haja um respeito pelos direitos humanos, sobretudo nas pessoas com doença mental grave e que, por motivos desta doença, precisem de estar institucionalizadas”, disse.

Álvaro Carvalho sublinhou que, tratando-se de “pessoas, frequentemente, com uma incapacidade de ter consciência do seu processo patológico, principalmente em fase aguda, e que por vezes estão inibidas dos seus direitos habituais, embora nem sempre, exigem uma monitorização do cumprimento ou do respeito dos seus direitos”.

O psiquiatra frisou que será dada especial atenção à qualidade de vida e aos tratamentos a que estes doentes são submetidos.

O médico disse que o seu trabalho como coordenador nacional de Saúde Mental será de “continuação e consolidação” do Plano Nacional de Saúde Mental que o seu antecessor coordenou.

Álvaro Carvalho destacou, no trabalho que vai desenvolver, aspectos que estavam já a ser desenvolvidos, nomeadamente “a conclusão da criação da rede de serviços locais de saúde mental”.

Acompanhar “a reforma em curso” na área da saúde mental será outra das missões do novo coordenador.

A ministra da Saúde nomeou, em despacho hoje publicado em Diário da República, Álvaro Carvalho como novo coordenador nacional da Saúde Mental, em substituição do catedrático José Miguel Barros Caldas Almeida.

Álvaro Carvalho foi um dos psiquiatras que acompanhou as vítimas do processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de menores da instituição e que levou à condenação de seis arguidos.

O novo coordenador nacional de Saúde Mental nasceu em 1948 na Lourinhã e é licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, especialidade em psiquiatria, sendo chefe de serviço da carreira hospitalar e mestre em Saúde Mental.

De Novembro de 2000 a Setembro de 2006 dirigiu o departamento de psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São Francisco Xavier, funções que cessou a seu pedido para exercer as funções de médico coordenador na Casa Pia de Lisboa.

2011-03-31 | 08:50

 






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!