PLANO DE ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃOEnquadramento
O que é a Saúde Mental? Uma pergunta muito pertinente, à qual a Organização Mundial de Saúde responde desta forma:
“Mental Health refers to a broad array of activities directly or indirectly related to the mental well-being component included in the WHO's definition of health: "A state of complete physical, mental and social well-being, and not merely the absence of disease". It is related to the promotion of well-being, the prevention of mental disorders, and the treatment and rehabilitation of people affected by mental disorders”
WHO, 2001
Como se constata, não basta a ausência de doença, é necessário um completo estado de bem-estar. È preciso promover a prevenção, o tratamento e a reabilitação de quem sofre de patologia mental.
Felizmente, em Portugal, a área da Saúde Mental foi considerada prioritária, com o Plano Nacional de Saúde Mental 2007/2016, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 49/ 2008, de 6 de Março.
Ficaram, assim, previstas as criações de “…unidades e equipas multidisciplinares com vista à prestação de apoio psicossocial e de cuidados médicos, ao reforço das competências, à reabilitação, à recuperação e integração social das pessoas com incapacidade psicossocial, bem como à promoção e reforço das capacidades das famílias que lidam com estas situações.” (Decreto-Lei nº8/2010, de 28 de Janeiro).
Com base neste princípio, surgiu a ideia, por parte de pais de pessoas sofrendo de patologias mentais, de criar uma Associação que pudesse, precisamente, oferecer a seus filhos o apoio psicossocial necessário, o reforço das suas capacidades e competências, evitando a sua exclusão social.
Esta ideia ganhou conteúdo e existe, neste momento, sob a forma da Associação de Saúde Mental – Partilhar Afectos, em Portalegre.
A sua actividade tem vindo a crescer, têm-se multiplicado os esforços e os contactos para se criarem as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento do apoio psicossocial, pelo que se sentiu a necessidade de elaborar um plano de actividades, onde se apresentará os principais objectivos da Associação e as acções que se pretendem desenvolver.
Este plano terá a duração de um ano, de Setembro de 2010 até Setembro de 2011.
Objectivos
O objectivo geral desta Associação é criar uma resposta de cuidados continuados integrados de saúde mental, para pessoas com moderado grau de incapacidade, bem como capacitar as respectivas famílias com adequadas estratégias de coping, para lidarem eficazmente com a patologia mental.
Para tal, a Associação pretende, num primeiro momento, constituir uma unidade sócio-ocupacional, para um conjunto de pessoas entre os 15 e os 20 elementos. Num segundo momento, pretende estabelecer uma residência de apoio moderado, para proporcionar um continuum no apoio necessário às pessoas que estejam na unidade sócio-ocupacional (e não só) e aos seus cuidadores, não tendo ainda número de lugares definidos.
Aspira-se que ambas se situem na Quinta do Bonfim, em Portalegre.
Os objectivos específicos para o desenvolvimento da Associação em si são:
Os objectivos específicos da Associação para os utentes da unidade sócio-ocupacional são:
Actividades/Acções
As actividades e acções que aqui serão propostas destinam-se a cumprir os objectivos enumerados para o desenvolvimento e crescimento da Associação em si e para o estabelecimento das condições fundamentais à criação da unidade sócio-ocupacional.
Assim sendo:
|