Home »

Notícias


 

Infos & Dicas

SRª A M Ê N D O A
Publicado em: 2011-03-31
Casca grossa?! Fruto pequeno com 'coração' d'ouro !

A m ê n d o a

1. Simbologia - A dureza da casca oculta o essencial

Na Idade Média, depois das privações da Quaresma, com a Páscoa retomavam-se os sabores da mesa. O longo jejum abria portas a refeições menos frugais, entre os humildes, e sem receio do pecado da gula aos mais abastados. Por esse razão, a Páscoa incorpora nas suas tradições muitos elementos gastronómicos, desde o cordeiro ao pão e ao vinho - o pão e o vinho que na tradição cristã são o corpo e o sangue de Jesus Cristo, a vida eterna. Também a amêndoa irrompe como um dos símbolos mais difundidos da Páscoa. Em muitas zonas do País, dar os receber as amêndoas tem o mesmo significado de dar ou receber o folar. E por que razão a amêndoa, amarga ou doce, conquistou tão grande poder simbólico entre os cristãos que festejam a Páscoa? Para muitas regiões a amêndoa é o símbolo do essencial, o que se esconde no acessório. Na tradição cristã, esse fruto simboliza Jesus Cristo. Ou seja, a natureza divina de Jesus está oculta pela sua natureza humana. A própria morfologia da amêndoa sugere essa analogia a sua casca dura esconde o fruto apetitoso. Nos seus sermões, Santo António diz que a doçura da amêndoa designa a divindade de Cristo; por sua vez, a casca amarga representa a carne que suportou a "amargura da Paixão". Sendo um símbolo do próprio Cristo, filho de Deus, a amêndoa depressa atingiu destaque nos rituais gastronómicos relacionados com a Páscoa. Por isso, não é de espantar os vários tipo de amêndoas que aparecem nesta quadra, desde a amêndoa torrada, à tradicional de baunilha, passando pela amêndoa de licor e de chocolate. O mesmo fruto aparece a decorar diversas iguarias do tempo pascal.              (Fonte DN online 05/ autor: F.M.)

 

 

2. A Lenda - Amendoeiras em Flor
Há muitos e muitos séculos, estando o Al-Gharb sob domínio árabe, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao seu alcance, pensou o rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o reino muitas amendoeiras: quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que recuperava as suas forças ao avistar aquele indiscritível mar de flores brancas que se estendiam sob o seu olhar. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de intenso amor, esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que lhes trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

 

 
3.Um dos alimentos mais saudáveis do mundo
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.
 

34.50 grs / 205.83 Calorias

 

NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio
0.90 mg
45.0
3.9
muito bom
vitamina E
8.97 mg
44.9
3.9
muito bom
magnÉsio
98.67 mg
24.7
2.2
bom
triptofanos
0.07 g
21.9
1.9
bom
cobre
0.40 mg
20.0
1.7
bom
vitamina B2 (riboflavina)
0.30 mg
17.6
1.5
bom
fÓsforo
168.70 mg
16.9
1.5
bom

 (fonte: alimentaçãosaudável.org)
 
PÁSCOA FELIZ
deseja-lhe
SoNatural
 
(Abril)
 
VIVA MARÇO !
Publicado em: 2011-03-02
Curiosidades sobre o mês da Primavera


O nome "Março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e se chamava Martius, derivado de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março é o primeiro mês da Primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
O ano iniciava em 1 de Março na Rússia até o final do século XV. O Reino Unido e as suas colónias continuaram a utilizar o dia 25 de Março para iniciar o ano até 1752, ano em que, finalmente adoptaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebramo Ano-Novo em Março até aos nossos dias.
Em finlandês, este mês chama-se maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu cujo significado é 'mês terrestre'. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.

 Na nossa terra diz-se de Março, que é o mês dos burros. Mas quem sabe porquê? Porque o mês de Março, é o mês da tosquia destes animais. Injustamente conotado com a estupidez crassa e a submissão humilhante, o burro é depreciado e enxovalhado na gíria e aforismos populares:
Quando o astuto enrola o simplório, todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha; Quem faz o seu trabalho e o dos outros, é burro de carga; Quem albarda o burro à vontade do dono age por forma contrariada mas temente; Se não é de fazer caso do que foi dito é porque vozes de burro não chegam ao céu; Do caturra que ninguém convence se diz que burro velho, mais vale matá-lo do que ensiná-lo.
Sendo Março o mês dos burros e isto devido à tosquia dos asnos para serem transaccionado nas antigas feiras nesta época do ano, aqui lhes rendo as minhas homenagens assim como tiro o chapéu à Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) pela sua intransigente defesa do burro mirandês.
E burros célebres quem poderá ignorá-los todos, todos? Presença obrigatória no Presépio, foi o jumento que manteve vivo o bebé a tiritar na manjedoura de Belém, que a vaca a bafejar sozinha nunca conseguiria. Na fuga para o Egipto não foi um burro pela arreata de José com a mulher e o filho na garupa que salvou Jesus da matança dos inocentes decretada por Herodes? E o mais badalado escudeiro de Castela La Mancha, Sancho Pança, não era num burro que seguia o seu amo visionário?
Mais vale asno que me carregue que cavalo que me derrube não foi o mote que Gil Vicente usou na concepção da “Farsa de Inês Pereira”?
E de “O Príncipe com orelhas de Burro” de José Régio ou de “O Velho, o Rapaz e o Burro” de Sophia de Mello Breyner Andersen, não há por aí quem tenha umas luzes?
Por tudo isto e muito mais que se omite por exiguidade de espaço, Viva o burro e seus derivados que são os machos e as mulas.

Neste contexto, que tal re-ver e ouvir "A mula da cooperativa" ?

Bom Carnaval ! (temos uma surpresa grátis para si: Clique AQUI !)

deseja SoNatural

(Fontes: Wikipedia + O Correio de Pombal – Semanário)

A FESTA DA CANDELÁRIA
Publicado em: 2011-02-02
... para afastar a escuridão da alma e do Inverno

 

Sabia que hoje (2 de Fevereiro) se festeja a A FESTA DA CANDELÁRIA ?

Nossa Senhora das Candeias

A origem da devoção à Senhora das Candeias tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes dito: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33).
Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

Lenda da Aparição

A Virgem da Candelária, ou da Luz, apareceu numa praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400. Os nativos da ilha ficaram extremamente assustados e tentaram atacá-la, mas as suas mãos ficaram paralisadas.  Junto ao local da aparição foi, séculos mais tarde, construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária).  É a santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária. Posteriormente, a sua devoção espalhou-se pela América.

Invocação e expansão do culto

Nossa Senhora das Candeias era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias [...]»), e tornou-se particularmente querida em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, devido a  Pedro Martins, um cidadão muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à acção mecenática da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.
A partir daí, a devoção à Senhora das Candeias cresceu, e com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil, onde é a santa padroeira da cidade de Curitiba.(Fonte:igreja-catolica.com)

De Candeias às avessas com a vida - ou sente-se oprimido pela crise ou pela escuridão da estação invernosa?

Crente ou não, porque não acender UMA ou MUITAS LUZES para alumiar a casa ?

Na SoNatural encontra diversos modelos reciclados de candeias pintadas à mão (ficam lindas com velas de réchaud acesas). É muito relaxante e não custa quase nada... Experimente e vai adorar!

Muita Luz nos seus dias e noites deseja,

SoNatural - Presentes naturais e alternativos

 

 

ANO NOVO, DIETA NOVA
Publicado em: 2011-01-03
Segredos da Dieta Mediterrânica
ANO NOVO, dieta nova?
Depois dos excessos cometidos na época festiva, não é tarde nem é cedo para repensar o seu estilo de vida e, porque não, re-descobrir as vantagens  e
OS SEGREDOS DA DIETA MEDITERRÂNICA
 A designação "dieta mediterrânica" resultou de um estudo dos hábitos alimentares das populações da bacia do Mediterrâneo iniciada na década de 50. Este estudo, demonstrou que essas populações - comparadas com as de países da Europa Central e Estados Unidos da América - apresentavam uma reduzida incidência de sinais ou doenças relacionados com a alimentação (hipertensão, níveis elevados de colesterol sanguíneo, doenças cardiovasculares, tumores) e maior longevidade.
Conhecidos estes dados, importava descobrir as causas. Porcurou-se, assim, estudar o modo como estas populações se relacionavam com a alimentação. Deste modo, verificou-se:
1. a nível dos alimentos:
um consumo abundante de frutas e de legumes frescos;
um consumo abundante de cereais e de leguminosas;
que o azeite é a sua principal fonte de gordura;
um escasso consumo de alimentos animais, usando-se principalmente o peixe, as aves e o porco;
um consumo médio/baixo de produtos lácteos;
um consumo moderado de vinho tinto às refeições.
2. a nível da confecção dos alimentos:
pratos muito apaladados;
a utilização de grande diversidade de ervas e especiarias;
a utilização do azeite como gordura de adição;
baixa utilização de sal.
3. a nível dos comportamentos:
refeições em ambiente familiar, proporcionando momentos de salutar convívio.
Podemos verificar que destas características resulta uma alimentação:
- rica em fibras, gorduras monoinsaturadas, minerais, vitaminas, proteínas de origem vegetal e hidratos de carbono;
- moderada em gorduras polinsaturadas, proteínas animais e bebidas alcoólicas;
- pobre em gorduras saturadas.
A confecção dos alimentos valoriza o paladar de modo a que comer seja um prazer sereno com o ambiente alegre a completar o "ramalhete".
Nos últimos anos, as características próprias desta dieta mediterrânica têm-se perdido, vá-se lá saber porquê... Talvez porque fazem bem e porque se prefere os atropelos do fast food e os arremessos do stress!
Os segredos da dieta mediterrânica . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
Excelente ANO NOVO - deseja
SoNatural  
Benefícios da CAMOMILA
Publicado em: 2010-10-24
Erva medicinal e cosmética

É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas. A sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos, sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas.
Surpreende pela grande versatilidade: além de planta ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas a ser utilizada pela humanidade. O aroma intenso despertou o interesse pela planta e estudiosos antigos, atraídos pelo seu perfume doce, acabaram por descobrir inúmeras propriedades que viriam a tornar a camomila tão famosa.
Reza a lenda que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa, que afasta o mau-olhado e também simboliza prosperidade.
Pode ser ainda usada em Aromaterapia, pois o seu óleo essencial é sedativo e anti-fúngico. Adequa-se para o tratamento de queimaduras solares.

Uso Medicinal - Os egípcios usavam-na no tratamento da malária; devido a sua acção anti-inflamatória, o chá é indicado para problemas digestivos, cólicas uterinas, e tem efeito sedativo (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (compressas ajudam a refrescar e evitam a vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (aplicar compressas com infusão do preparado das flores).
Como chá usado diáriamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachet de camomila é sedativo e restaurador de forças. O chá acalma bebés e crianças e ajuda a combater vermes.
Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
AVISOS:
• não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com ‘varfarina’, pois potencia os riscos de hemorragia,
• não deve ser utilizada por quem estiver a fazer radioterapia, pois como possui propriedades anti-oxidantes, impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.


Uso em Cosmética - A camomila é muito utilizada para clarear o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural. Existem disponíveis no mercado dezenas de champôs de camomila e ainda outras loções aclaradoras que também recorrem a este processo natural.
A camomila é muito utilizada em cremes, devido à sua acção tratante e suavizadora. Em determinados casos, a camomila actua regenerando a pele, restituíndo-lhe a luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.

À base de camomila de agricultura biológica, a gama PURE CALMILLE -Yves Rocher assegura (a preços muito acessíveis) de forma excelente toda a protecção e hidratação essenciais para a pele no dia-a-dia (PELE NORMAL – todas as idades).

Publicado por SoNATURAL

Tendência - COSMÉTICA GOURMET
Publicado em: 2010-10-03
Uso e Benefícios de ingredientes 'gourmet' em cosmética

A Cosmética Gourmet é uma tendência mundial que associa a idéia de prazer e nutrição dos alimentos aos seus benefícios para a pele.

Quando se fala actualmente em 'Cosmética Gourmet', o ingrediente que geralmente nos vem desde logo à cabeça é o CHOCOLATE, muito usado actualmente em Institutos de Beleza em máscaras e outros tratamentos de rosto e corpo. Porquê? Provávelmente porque a 'lembrança' e o aroma a chocolate  desencadeiam no nosso cérebro uma sensação imediata de prazer e bem-estar...
O chocolate não é contudo o único ingrediente 'gourmet' com propriedades cosméticas e aromáticas interessantes: o, por motivos diversos, não menos famoso CAFÉ, não lhe fica, de todo, atrás, sendo que o seu aroma estimulante evoca em nós de imediato uma sensação de vigor e conforto.

Um dos aromas 'gourmet' mais utilizados desde sempre em Perfumaria e Cosmética é sem dúvida a

                                           BAUNILHA                          A sua fragrância adocicada, desperta em nós, por um lado, memórias gulosas da infância (frequentemente associadas a gelados, sorvetes, bolos e pudins), mas também encerra um lado mais adulto, quente e sensual.

Um bom exemplo:
O último perfume da gama Secrets d'Essences (Yves Rocher France) chamado VANILLE NOIRE descrito da seguinte forma pelo seu criador, o Mestre Perfumista
Jacques Cavallier:

«A quinta-essência da baunilha, estas vagens de um negro profundo declinam numa infinidade de tonalidades olfactivas, ora de mel, ora de âmbar, amadeiradas ou caramelizadas... Esta assinatura única e colorida na nota inicial pela frescura resplandecente da Tangerina, mistura-se com as tonalidades da Mimosa, e faz-se acompanhar, na nota final, pela vibrante Madeira de Cedro.»
É guloso/a e adora sobremesas pesadas e doces? De futuro, em vez de ingerir tais 'bombas calóricas', poderá optar por disfrutar diariamente, por exemplo, de BAUNILHA  light, 100% sem calorias! Como? Com a gama LES PLAISIRS NATURE sob a forma de Gel Duche, cubo efervescente para o Banho, Leite perfumado para o corpo, Exfoliante, Creme fundente para o corpo, Sabonete, Bálsamo para os lábios, creme para as Mãos, etc... 

Já sabe, a próxima vez que se sentir deprimido/a resista à tentação de se ‘atulhar’ de leite-creme, mousse de chocolate ou demais doces. Em vez de andar a comer chocolates às escondidas delicie-se - sem remorsos – com um magnifico duche de Baunilha, ou de qualquer um dos seguintes aromas:

FRAMBOESA BIO, MORANGO SILVESTRE, AMORA SILVESTRE, PESSEGO AMARELO, NOZ DE COCO (gama Les Plaisirs Nature) ou opte por algo mais marcante, p. ex., Creme Duche e Banho AMÊNDOAS DE CACAU DE ÁFRICA ou Creme Duche e Banho da Yves Rocher, GRÃOS DE CAFÉ DO BRASIL (gama ‘Jardins du Monde’) . Se tiver tempo e preferir, encha a sua banheira e tome um fantástico banho com o seu ‘sabor’ preferido. HUmmmmmm -Super-Relaxante!

 

Cordialmente,

A sua Consultora de Beleza e Produtos Naturais

  1     2     3     4     5     6     7     8     9     10     11     12     13     14     15  






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!