Home »

Notícias


 

Infos & Dicas

Plano Pro-Energia e Equilíbrio
Publicado em: 2012-09-01
Os hábitos e os alimentos que lhe devolvem energia e vitalidade

Fruta

Coma duas a três peças de fruta por dia. As suas vitaminas e minerais são essenciais para a produção de energia. A vitamina C, presente em frutos como os citrinos, os morangos e o kiwi, atua na função imunitária e na síntese de várias hormonas. O seu défice pode causar perda de apetite, sonolência e/ou insónia, exaustão, irritabilidade e baixa resistência.

 

Espinafres

Coma uma dose de espinafres (100 gramas) três vezes por semana. São uma excelente fonte de vitaminas, como o ácido fólico, que auxilia na produção de neurotransmissores envolvidos na regulação dos estados de humor. O défice destas substâncias pode levar a um estado extremo de fadiga mental e física.

 

Salmão e outros peixes gordos

Coma uma posta de peixe com cerca de 150 gramas diariamente. Salmão, cavala, arenque, sardinha e atum são grandes aliados do combate à fadiga. Os ácidos gordos ómega 3 têm uma ação positiva na regulação do perfil lipídico e são fundamentais na preservação das estruturas cerebrais.

 

Arroz, massa e pão integral

Coma uma dose destes alimentos (entre 60 a 70 gramas) uma a duas vezes por dia. Fornecem energia e são ricas em vitamina B12, uma das responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos e manutenção das células nervosas. O seu défice pode levar a quadros de anemia, fadiga, confusão mental, perda de memória e fraqueza muscular.

 

Chocolate preto

Coma dois a três quadrados de chocolate preto por dia. Com mais de 70 por cento de cacau, favorece a diminuição da pressão arterial. É também fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um precursor da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.

 

Água

Beba um litro e meio a dois litros de água por dia. Esta representa dois terços do organismo e é essencial na eliminação de substâncias tóxicas (urina), controlo da temperatura e produção de moléculas de energia. A desidratação é um dos principais gatilhos para a fadiga.

 

Pequeno-almoço

Tome um bom pequeno-almoço. A primeira refeição do dia promove o estado de alerta e concentração e evita ataques vorazes de fome ao longo do dia e, sobretudo, à noite

 

Refeições leves

Não coma muito às refeições. Para auxiliar o processo de digestão, há um afluxo de sangue à região abdominal após as refeições. Quanto mais comer, maior a probabilidade de sentir cansaço e sonolência.

 

Lanches

Faça várias refeições ao longo do dia. É importante oferecer ao organismo energia em pequenas doses em momentos diferenciados, de forma a regular a secreção de insulina e a evitar picos nos níveis de glicemia, que podem estimular a fome e exaustão.

 

Doces

Evite consumir alimentos ricos em açúcar. O açúcar é absorvido rapidamente, o que leva a uma subida muito rápida dos níveis de glicose sanguínea, seguida de uma descida igualmente rápida, em que o estado de fadiga é severamente agravado.

 

Cafeína

Consuma pouca cafeína. Doses elevadas de café e/ou chá promovem a hiper estimulação do sistema nervoso e o desgaste das glândulas suprarrenais, levando a um aumento da ansiedade, irritabilidade, agitação e insónia. Não beba mais do que dois ou três cafés por dia.

 

Sono

Reforçe as horas de sono, dormindo sete a oito horas regularmente. Este deve ser o primeiro passo no combate aos estados de fadiga, prostração e mau humor.

 

Exercício físico

Faça exercício físico duas a três vezes por semana. Quando praticado de forma moderada, o exercício estimula naturalmente o bem-estar e o ânimo para superar os desafios do dia a dia.

(Fonte - Sapo Saúde)

Cacilhas em Festa
Publicado em: 2012-08-01
Programa & Animação em Agosto

 

A rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, propõe um programa de animações durante os meses de verão, todas as sextas-feiras e sábados, ao final do dia. A entrada é livre.

Concertos, ritmos improváveis, danças de rua e de salão, bandas de música moderna, dragões chineses e cortejos afro são algumas das sugestões que vão animar a rua do centro histórico de Cacilhas, agora requalificada e pedonalizada. Além das animações, pode ainda desfrutar da gastronomia e dos petiscos que abundam nos restaurantes e esplanadas desta zona. Quem vier até Cacilhas um pouco mais cedo pode aproveitar para fazer uma visita à Fragata D. Fernando II e Glória e conhecer a Igreja da Nª Sr.ª do Bom Sucesso, de estilo pombalino, que possui, na nave, talha dourada e painéis de azulejos do século XVIII.

Programa completo das animações em anexo :

3 agosto | sexta-feira

19h00 às 20h30 | ORQUESTRA DE FOLES

4 agosto | sábado

20h30 às 21h30 | NAÇÃO TAMBORES DO TEJO

TRADBALLS EM CACILHAS

21h30 Arruada Tradicional

22h00 Concerto | GaiTRADAS

10 agosto | sexta-feira

TRADBALLS EM CACILHAS

21h30 Arruada Tradicional

22h00 Oficina de Danças Europeias

22h30 Baile | CARAVANA

11 agosto | sábado

20h30 às 21h30 | QUADRILHA

TRADBALLS EM CACILHAS

21h30 Arruada Tradicional

22h00 Oficina de Danças Europeias

22h30 Baile Tradicional | TRAD & VARIUS

17 agosto | sexta-feira

19h30 às 20h30 | ORQUESTRA DE FOLES

18 agosto | sábado

20h30 às 21h30 | FREVO

TRADBALLS EM CACILHAS

21h30 Arruada Tradicional

22h00 Oficina de Danças Europeias

22h30 Baile | MOSCA TOSCA

24 agosto | sexta-feira

19h30 às 20h30 | ORQUESTRA DE FOLES

25 agosto | sábado

20h30 às 21h30 | A NAU CATARINETA

TRADBALLS EM CACILHAS

21h30 Arruada Tradicional

22h00 Oficina de Danças Europeias

22h30 Baile | FOL&AR

31 agosto | sexta-feira

19h30 às 20h30 | ORQUESTRA DE FOLE

 

(fonte:www.guiadacidade.pt)

Curiosidades do Mundo Animal
Publicado em: 2012-06-30
Saiba tudo sobre o 'Octupus Vulgaris'

 

Fauna marinha

Polvos, Características, Curiosidades, Inteligência, Hábitos do bicho

 

Os Polvos são animais incríveis e muito inteligentes, o que já é comprovado por estudos e diversas pesquisas realizadas com esse bicho.

 

·         É feroz e voraz, os tentáculos têm várias funções, entre as quais a de se agarrar às presas;

·         Tem 8 braços munidos de fortes ventosas dispostos à volta da boca;

·         Os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados;

·         Os olhos têm uma estrutura semelhante à do órgão de visão humano que lhes permite até distinguir cores;

·         É a tinta defensiva expelida pelo polvo em situações de perigo, a sépia, que lhe possibilita,  (ou, pelo menos facilita bastante), a fuga;

 

Há 4 aspectos do polvo que se tornam relevantes em momentos de crise generalizada: as ventosas, que lhe permitem manter-se agarrado ao lugar, o corpo mole, a que corresponde a falta de coluna vertebral, a emissão de tinta, que lhe permite desviar as atenções usando para tal preferencialmente os media “amigos”, e a autonomia dos braços, que lhe permite continuar a esbracejar, mesmo que  alguns dos tentáculos tenham sido imobilizados ou até cortados.

VIPaul – O polvo socialite

Paul, o polvo (Ilha de Elba, janeiro de 2008) era um molusco da espécie Octopus vulgaris residente no Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha, que se tornou conhecido no mundo inteiro por "prever" — segundo se tem usado interpretar e dizer — corretamente os resultados da Seleção Alemã no Mundial de 2010, na África do Sul.

De nada lhe valeu a fama, nem o poderoso patrocinador (ou padrinho), a Alemanha, já que no Europeu de 2012  fracassou total- e tão  redondamente como o esférico, relativamente às “previsões” que lhe são atribuídas: por um lado não se concretizou o suposto afastamento da seleção Portuguesa logo no primeiro round, e, por outro lado, concretizou-se o “imprevisto” afastamento da equipa alemã da grande final, tendo ficado ao mesmo nível da equipa lusa …

Ironia do destino, dirão uns, má sorte ter ido ao bruxo, dirão outros.

Last, but not least, como dizem os britânicos, aqui fica uma opinião publicada em 5 de agosto de 2010 no 'Blog dos Mafiosos', com caráter quase premonitório - clique aqui para ler.

 

Mais Pre-visões …?

Sim, claro: pague agora e leve depois (depois do jogo naturalmente)!

 

Vivó desporto

e já agora,

vivó Arroz Malandrinho, de polvo luso e fresquinho, óbviamente.

(não perca os vídeos-musicais/alusivos ao tema de hoje, aqui em baixo, e a vídeo-receita disponível na página ‘anúncios’ deste site)

1 de Junho-Dia Internacional da Criança
Publicado em: 2012-05-31
Os horrores da Deusa Minerva

 

Três coisas nos ficaram do paraíso: as estrelas, as flores e as crianças.”

Dante Alighieri

 

Na sociedade materialista e hedonista atual, contudo, muitos ‘deuses de branco’ (vulgo médicos) e outros ‘iluminados’ da Bioética pensam de forma bastante diferente: para eles vale - literalmente – tudo. Leia e divulgue.

 

Artigo científico defende como moralmente aceitável a morte de um recém-nascido

Um artigo publicado na última semana de Fevereiro pelo Journal of Medical Ethicsdefende que deveria ser permitido matar um recém-nascido nos casos em que a legislação também permite o aborto (…) .

 

O artigo em causa (clique aqui para a versão html , ou aqui para descarregar uma versão pdf,ambas em inglês), aceite por aquela publicação científica ligada ao British Medical Journalintitula-se “After-birth abortion: why should the baby live?”, que se poderia traduzir como “Aborto pós-parto: por que deve o bebé viver?”. É assinado por Francesca Minerva, formada em Filosofia pela Universidade de Pisa (Itália) com uma dissertação sobre Bioética, que se doutorou há dois anos em Bolonha e é uma investigadora associada da Universidade de Oxford, em Inglaterra. A sua polémica tese é a de que o “aborto pós-nascimento” (matar um recém-nascido”) deve ser permitido em todos aqueles casos em que o aborto também é, incluindo nas situações em que o recém-nascido não é portador de deficiência”.

Esta ideia – entendida pelos leitores mais críticos do artigo como um apelo à legalização do infanticídio – é a conclusão de um debate moral que a autora, em conjunto com outro investigador que co-assina o artigo – Alberto Giubilini –, tentam fazer partindo de três princípios: 1) “o feto e um recém-nascido não têm o mesmo estatuto moral das pessoas”; 2) “é moralmente irrelevante o facto de feto e recém-nascido serem pessoas em potência”; 3) “a adopção nem sempre é no melhor interesse das pessoas”.

Os autores sustentam, assim, que matar um bebé nos primeiros dias não é muito diferente de fazer um aborto, concluindo (ao contrário dos movimentos pró-vida) que desse modo seria moralmente legítimo ou deveria ser aceite que se matasse um recém-nascido, mesmo que este seja saudável, desde que a mãe declare que não pode tomar conta dele.

Face à polémica que se gerou em torno desta leitura, o editor do jornal veio a público defender a publicação do texto, com o argumento de que a função do jornal é a de apresentar argumentos bem sustentados e não a de promover uma ou outra corrente de opinião. Porém, outros cientistas e pares de Francesca Minerva qualificam a tese do artigo como a “defesa desumana da destruição de crianças”. 

“Como editor, quero defender a publicação deste artigo”, afirma Julian Savulescu, num texto que pode ser consultado online. “Os argumentos apresentados não são, na maioria, novos e têm sido repetidamente apresentados pela literatura científica por alguns dos mais eminentes filósofos e peritos em bioética do mundo, incluindo Peter Singer, Michael Tooley e John Harris, em defesa do infanticídio, que estes autores denominam como aborto pós-nascimento”, escreve Savulesco. 

As reacções viscerais ao artigo incluem ameaças de morte endereçadas à autora, que admitiu que os dias seguintes à publicação e divulgação do artigo foram “os piores” da sua vida. Entre as mensagens que lhe foram enviadas, há quem lhe deseja que “arda no inferno”.

“O que é mais perturbador não são os argumentos deste artigo, nem a sua publicação num jornal sobre ética. O que perturba é a resposta hostil, abusiva e ameaçadora que desencadeou. Mais do que nunca a discussão académica e a liberdade de debate estão sob ameaça de fanáticos que se opõem aos valores de uma sociedade livre”, sublinha o editor.

O artigo afirma que, tal como uma criança por nascer, um recém-nascido ainda não desenvolveu esperanças, objectivos e sonhos e, por essa razão, apesar de constituir um ser humano, não é ainda uma pessoa – ou alguém com o direito moral à vida. Pelo contrário, os pais, os irmãos e a sociedade têm metas e planos que podem ser condicionados pela chegada de uma criança e os seus interesses devem vir primeiro.

(fonte: 02.03.2012 - PÚBLICO.pt)

 

Apontadores relacionados:

F. Minerva:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2012/03/francesca_minerva.jpg

J. Saluvscu:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2012/03/julian_savulescu_2-300x300.jpg

Infanticídio:

http://lh5.ggpht.com/-4gWKw3-X96A/Tn1ltulVAtI/AAAAAAAABK4/2MaUzRmsrzQ/aborto%252520-%252520Apocalipse%252520Em%252520Tempo%252520Real_thumb%25255B3%25255D.jpg

 

Notícia histórica
Publicado em: 2012-05-01
O Guardião de Portugal

ANJO DE PORTUGAL

Atitude "anti-stree"
Publicado em: 2012-03-30
Saiba como a alimentação é importante

 

Alimentos "anti-stress" 

 

Até que ponto a alimentação é importante?

O excesso de stress tem um impacto diferenciado em cada pessoa, pois todos reagimos de modo diferente aos mesmos estímulos.

Há quem fique desgastado e muito cansado; há quem perca o apetite, há quem ganhe apetite, etc. Por isso dizer-se "até que ponto" é uma boa maneira de colocar a questão, porque a alimentação per si não poderá reduzir o stress, se comer o que quer que seja numa correria imensa, em pé, num local barulhento ou cheio de pessoas e fumo...

O tipo de alimentação mais adequado será sempre uma alimentação completa, equilibrada e em quantidades adequadas para a boa gestão do peso corporal. Devem escolher alimentos pouco refinados, com pouco ou nenhum açúcar adicionado, e alimentos frescos.

Dito isto, há alimentos que são adjuvantes no combate ao stress excessivo, que contenham em particular vitamina B6, B3 e o mineral magnésio.

Alimentos "anti-stress":

- Alimentos ricos em vitamina B3 
Cereais integrais: arroz integral, germen de trigo, Legumes: brócolos, cogumelos, couves, couves de bruxelas, courgete, abóboras, Oleaginosas/sementes: amendoíns, sementes de sésamo; Carne: iscas, porco, peru, frango, Peixe: atum, salmão.

- Alimentos ricos em vitamina B6 
Cereais integrais: arroz integral, aveia, farelo, cevada; Fruta: bananas, manga; Legumes: pêra abacate, agrião, couve flor, couves, pimentos, abóboras, espargos, couve chinesa, batata; Leguminosas: grão, feijão de soja; Sementes de sésamo; Carne: frango, febras de porco, peru.

- Alimentos ricos em Magnésio
Legumes: espinafres, agriões, pêra abacate, pimentos, brócolos, couves de bruxelas, couves; Oleaginosas: amêndoas, nozes do Brasil, cajus, amendoins, pistachios, nozes; Sementes: pevides, girassol, papoila; Cereais integrais: aveia (papa de aveia), farelo de trigo, arroz, cevadinha perolada, quínoa; Lácteos: iogurte natural; Oleaginosas: feijões; Fruta: banana, kiwi, amoras, morangos, laranjas, passas de uva; chocolate.

Boas refeições, recompensadoras e calmas.

Fonte: sapomulher + www.mentalhealth.org.uk

 

Link de interesse / FEIRA DOS DESCONTOS SAUDÁVEIS – até 08.04.2012:

http://www.celeiro-dieta.pt/downloads/file96_pt.pdf

 

  1     2     3     4     5     6     7     8     9     10     11     12     13     14     15  






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!