Home » Blog »

APP (Android + IOS) + Site por apenas 500€

  • Sistema de Fidelização - cartão de cliente
  • Farmácias | Supermercados | Cabeleireiros | etc.
  • preço de lançamento - limitado às 1ªs adesões

Mais informações

Publicidade Endereçada Influencia a Compra dos Portugueses

Cerca de 70% dos portugueses revela que é ou já foi influenciado pela Publicidade Endereçada (PE). Esta é a principal conclusão da 2ª vaga do estudo de Marketing Relacional realizado pela Netsonda para a Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP) e que tem como objectivo avaliar a receptividade e percepção dos consumidores portugueses a campanhas de comunicação dirigida.

Interesse e Relevância da Publicidade Endereçada
A maioria dos entrevistados (cerca de 79%) está interessada/muito interessada em receber Publicidade Endereçada e 40% afirma que, mesmo não tendo subscrito previamente, lê a informação que lhe é enviada se o tema lhe interessar. A relevância surge mesmo como a forma de ultrapassar algumas barreiras à PE não solicitada pelos consumidores.

“Este estudo mostra que os Portugueses são influenciados e estão receptivos a receber este tipo de publicidade. No entanto, é fundamental que os conteúdos que lhe são apresentados sejam atractivos e interessantes. Desde que haja relevância da mensagem para o target – tanto na forma como no conteúdo, a comunicação dirigida é muito eficaz” afirma Ana Beirão, da APAP.

No que se refere à frequência, grande parte dos inquiridos está receptivo a receber comunicação quinzenal ou mesmo semanal, de sectores de actividade como Viagens/lazer, tecnologia/multimédia, Redes de Lojas/Marcas e Bens de Consumo. No entanto, o maior desafio em comunicar eficazmente com os seus consumidores existe para Anunciantes e Agências dos sectores Automóvel, Segurador e Financeiro já que a maior parte dos inquiridos manifesta reservas em receber informação por parte das marcas destes sectores.

Canais e formas de comunicação e marcas mais recordadas
A plataforma de comunicação preferencial, independentemente do sector de actuação das empresas, é o e-mail, seguido do correio tradicional. Em Portugal as companhias têm adoptado uma estratégia multicanal utilizando diferentes vias de comunicação. La Redoute, TMN, Vodafone e Meo são alguns desses exemplos, e são também as marcas referenciadas como dando aos inquiridos publicidade mais atractiva”.

“A publicidade endereçada ainda é uma ferramenta pouco e mal explorada pelas empresas portuguesas. No entanto, este estudo revela que, à semelhança de outras formas de comunicação, o fundamental é a forma como impactamos o consumidor e direccionamos as mensagens” afirma Ana Beirão da APAP. “Ao falar de comunicação dirigida, a essência está no conhecimento que as marcas têm dos seus consumidores - quanto melhor informação e mais bem tratada, maior relevância e mais eficácia. Numa era em que tanto se fala de ROI, é nas campanhas de Marketing Relacional que melhor se avalia o Return On Investiment, melhor se testa e melhor se corrige, para se alcançarem melhores resultados” continua. 

O recém-eleito Presidente da Secção de Marketing Relacional da APAP, Jorge Castanheira destaca que ao falar de comunicação dirigida, existe ainda um enorme potencial e novas dimensões a explorar dados os crescentes desafios impostos pela fragmentação de audiências e a mudança do comportamento do consumidor. “Este estudo prova-nos também que os resultados de campanhas que apliquem as técnicas de Marketing relacional, com comunicação dirigida, segmentada e relevante são muito mais eficazes do que campanhas assentes em mensagens únicas e massificadas” conclui.

Este estudo foi realizado electronicamente pela Netsonda entre 11 e 19 de Março. Foram entrevistados 1039 utilizadores de Internet residentes em Portugal com 16 ou mais anos, numa amostragem proporcional à população e ao rendimento das famílias portuguesas.

 


 

Fonte: Netsonda, Estudo de 27 de Maio de 2009.






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:

Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!