Home »

Notícias


Novo vídeo de Osama bin Laden
Publicado em: 2007-12-29
Alerta árabes sunitas do Iraque e ameaça Israel

Um vídeo de Osama bin Laden foi divulgado na Internet, este sábado.

Neste registo, o líder da al-Qaeda adverte os árabes sunitas do Iraque a não se juntarem aos conselhos tribais que combatem a organização nem a participarem em qualquer governo de unidade.

O líder da al-Qaeda faz também uma invulgar ameaça de ataques a Israel, afirmando: "Gostaria de assegurar ao nosso povo na Palestina de que expandiremos a nossa jihad (guerra santa) lá".

"Nós tencionamos libertar a Palestina na íntegra, do Rio Jordão ao mar ", sublinha, ameaçando "sangue com sangue, destruição com destruição".

"Não reconhecemos nem uma polegada para os judeus na terra da Palestina como outros líderes muçulmanos têm feito ", refere bin Laden.

A maior parte dos 56 minutos do vídeo incide sobre o Iraque, numa altura em que os militares dos EUA reivindicam que o braço armado da organização no país está a desmobilizar.

PSP/Porto deteve 24 condutores
Publicado em: 2007-12-29
Operação decorreu de madrugada em toda a cidade


A PSP deteve 24 pessoas no Porto, no âmbito de uma operação de fiscalização que decorreu entre as 03:30 e as 07:30.

Meia centena de efectivos fiscalizaram 653 viaturas. As 24 detenções deveram-se a níveis de álcool no sangue acima do permitido por lei (18) e falta da carta de condução (6).

Música digital não pára de crescer
Publicado em: 2007-12-29

AAmazon assinou um acordo com a Warner Music para vender canções em formato mp3 na sua popular loja virtual Amazon mp3. Segundo um comunicado da loja, a oferta de canções alarga-se para 2,9 milhões de temas sem a protecção DRM ("digital rights management" ou gestão digital dos direitos), o que permite que os ficheiros sejam tocados em qualquer leitor portátil, computador ou ainda gravadas para um CD. O anúncio surge escassos meses após a decisão da EMI e da Universal Music de vender música em mp3 livre de restrições anti-cópia.

Com esta medida, a Amazon fortalece a sua concorrência perante a Itunes. Nesse sentido, a Amazon também tem desenvolvido várias acções promocionais. Uma das mais visíveis passa pelo recente acordo com a Pepsi, que entrará em vigor nas próximas semanas e que consiste na oferta de um mp3 gratuito a todo aquele que juntar cinco cápsulas da famosa bebida.

Esta notícia surge no final de mais um ano que veio solidificar uma certeza a indústria discográfica tal como a conhecíamos entrou em colapso e nada mais lhe restou do que se adaptar a uma nova ordem, a das novas tecnologias, que vieram modificar substancialmente os hábitos de consumo.

As vendas de CDs há muito que entraram em declínio - e 2007 veio confirmar a tendência. Recorde-se que, em Abril do ano passado, os Gnarls Barkley entraram na história quando o single "Crazy" alcançou a liderança do top apenas com as vendas por download, uma semana antes da sua edição em CD. O episódio revelou-se como mais um factor sintomático das mudanças de hábitos de consumo de música.

Já este ano, foram os Radiohead que fizeram tremer a indústria, ao terem disponibilizado o seu álbum "In Rainbows" em mp3 através do site oficial, com a particularidade de o preço ser definido pelo comprador. A manobra não era nova - a cantora canadiana Jane Siberry já o fizera há quase três anos -, mas afigurou-se revolucionária, pois foi a primeira vez que uma banda que vendia milhões de discos adoptou semelhante política de vendas.

E valeu a pena? Ora, segundo a publicação norte-americana "Wired", os Radiohead facturaram qualquer coisa como 2,5 milhões de dólares só no primeiro mês de vendas - uma quantia significativa tendo em conta que não foi repartida com qualquer editora ou intermediários. A política do "pague o que quiser" afigurou-se, portanto, bastante compensadora Thom Yorke já admitiu que os membros da banda ganharam mais dinheiro com este disco do que com os outros anteriores todos juntos.

Este ano trouxe ainda outra novidade a venda de música no suporte USB. Uma das mais bem sucedidas bandas que optou por vender a música numa dessas "pen drives" foram os britânicos Hadouken, trupe de jovens que alinham num movimento a que se convencionou chamar nu rave.

Além da quebra significativa nas vendas do CD e no aumento visível na compra do formato digital, o ano que agora finda trouxe um dado bastante curioso o velho formato vinil parece estar a renascer, ainda que, para já, em números quase residuais. Certo é que muitas das novas bandas têm optado por lançar os novos discos também em vinil, ao mesmo tempo que as próprias lojas vão começando a alargar as suas secções destinadas ao stock do velho formato. Este fenómeno - impensável há meia dúzia de anos - tem desencadeado discussões na blogosfera e uma das teorias mais consistentes assenta precisamente nesta explicação: daqui a dez ou 20 anos, ninguém de bom senso se irá gabar dos downloads que fez em 2007, enquanto que o objecto de vinil possui um charme e potencialidade capaz de seduzir bastantes coleccionadores de música.

As próprias bandas e editoras já se aperceberam de semelhante tendência e têm optado por uma estratégia certeira colocam o disco (álbum ou single) à venda no formato vinil a um preço normal (entre 10 a 15 euros, aproximadamente) e o consumidor que compre o objecto terá direito a um link e a um código que lhe permite fazer o download gratuito de todo o disco no formato mp3, de maneira a poder ouvi-lo nos novos leitores portáteis.

Gripe aviária transmitida sem contacto com animais
Publicado em: 2007-12-29

A confirmação, por parte da Organização Mundial de Saúde, de mais uma vítima da gripe aviária, que contraiu o vírus de outra pessoa e não por contacto com animais infectados, veio acender o receio de uma pandemia por mutação do mortífero H5N1.

Depois de conhecidas algumas transmissões inter-humanas no Vietname, no Camboja e na Indonésia, foi no Paquistão que se registou o mais recente caso. "Estamos na presença de uma pessoa que não foi exposta directamente a aves infectadas. Isso evoca uma transmissão limitada do vírus do homem ao homem", disse o porta-voz da OMS, John Rainford.

As análises laboratoriais confirmaram que o doente morreu devido ao vírus H5N1, a estirpe mais perigosa da gripe aviária, uma doença animal mas que pode transmitir-se às pessoas através do contacto com aves infectadas. Essa foi a via de contágio ocorrida na esmagadora maioria das 211 vítimas mortais da gripe aviária.

Há, porém, alguns casos em que a propagação não aconteceu devido ao contacto com animais, o que significa que o vírus foi capaz de transmitir-se entre pessoas. A possibilidade de o H5N1 adquirir essa capacidade de transpor espécies, através de uma mutação genética, é precisamente o grande receio das autoridades mundiais de saúde. As consequências de uma pandemia são avaliadas como dramáticas, tendo como referência a gripe espanhola que, em 1918, matou milhões de pessoas.

Embora confirme que a morte do paquistanês deveu-se à infecção pelo H5N1 transmitido por outra pessoa, a Organização Mundial de Saúde fez questão de afastar qualquer perigo de contaminação generalizado. John Rainford referiu que as análises não mostram "qualquer sinal de transmissão inter-humana de envergadura", acrescentando que "a ameaça" para a humanidade não mudou. Todos os casos de transmissão inter-humana foram divulgados nos últimos anos e limitaram-se ao contágio de uma pessoa. Não há informação de que se tenha criado uma cadeia de transmissão do vírus.

A 15 de Dezembro, Islamabad anunciou os seis primeiros casos de infecção humana com o H5N1 e a primeira morte. Desde 2003 até quarta-feira, a OMS contabilizou 342 casos de gripe aviária, 211 dos quais mortais.

* com agências

Sonho custa 125 mil euros
Publicado em: 2007-12-29

O Lisboa-Dakar é uma prova que desperta emoções, mas também obriga a grandes esforços financeiros. José Pereira e Rui Fernandes, estreantes na mítica prova, estão prestes a realizar um sonho ... dispendioso.

Ferguson contra teorias dos livres de Ronaldo
Publicado em: 2007-12-29

Os espectaculares golos apontados por Cristiano Ronaldo de livre directo têm desencadeado uma série de teorias sobre a forma do remate. Uma delas diz que o camisola sete do Manchester United tenta acertar no pipo, o que faz com que a bola saia de forma violenta do seu pé.

  1     2  






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!