Produtos   >   PAPEIS DE VALOR E SELOS FISCAIS   >   BILHETES DE TRANSPORTE

C.DE FERRO DO PORTO -50 CENTAVOS-Nº600
clique na foto para ampliar

Detalhe

 

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR

A 27 de Março de 1873 a Câmara Municipal do Porto abre concurso para a implementação de linhas de "carro americano", para transporte público. A Câmara de Bouças (Matosinhos) tomou idêntica iniciativa a 1 de Maio do mesmo ano, relativamente ao prolongamento das linhas até Matosinhos. 

Na sequência dos concursos mencionados surge a Companhia Carris de Ferro do Porto (CCFP). As concessões foram atribuídas a um grupo constituído por António Manuel Lopes Vieira de Castro, e Evaristo Nunes Pinto. Os estatutos da CCFP foram aprovados em sessão de 5 de Agosto de 1873. A Companhia Carris de Ferro do Porto estabeleceu, igualmente, a sua sede na cidade do Porto, na Boavista.

O inicio de actividade desta nova Companhia realizou-se solenemente, em 12 de Agosto de 1874, com o serviço de "trens" desde a Praça de Carlos Alberto, pela Rua da Boavista, até ao sítio de Cadouços, na Foz.

No início do ano de 1893 a Companhia Carris de Ferro do Porto e a Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos fundem-se, permanecendo o nome da última.

Os estatutos aprovados pela Assembleia-geral de 1909 surgem devido à fusão da CCFP com a Companhia Viação Eléctrica do Porto (CVEP), por escritura de 24 de Agosto de 1908. 

Em 1946 é feita a transferência de todo o aparelho industrial da CCFP para a Câmara Municipal do Porto (CMP). No entanto, a CCFP só é extinta em 14 de Julho de 1949 data em que é votada a sua dissolução em assembleia-geral extraordinária.






Não é isto que procura? Use os links seguintes:

Produtos   >   PAPEIS DE VALOR E SELOS FISCAIS   >   BILHETES DE TRANSPORTE


Voltar à lista de produtos










NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!