Home » Notícias

Publicado em: 2015-02-12
DIA MUNDIAL DA RÁDIO
- Papel dos Jovens -

O Dia Mundial da Rádio será comemorado na próxima sexta-feira, 13 de fevereiro. Este ano, a data será assinalada sob o tema «Os jovens e a rádio». A efeméride é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e chega à sua quarta edição, com o objetivo de «recordar o papel único da rádio de chegar até as pessoas em qualquer lugar do mundo». 



Numa mensagem alusiva às comemorações, Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, refere que «os jovens são pouco representados nos meios de comunicação e esta exclusão é, frequentemente, um reflexo da sua exclusão social, económica e democrática». Neste contexto, a responsável acrescenta que a rádio representa «um meio para a mudança», pois «é um vetor de coesão, instrução e cultura, uma plataforma de partilha onde os jovens devem encontrar o seu lugar para se expressarem». 

Irina Bokova recorda ainda que «a rádio cria um sentido de pertença, ajuda as comunidades a romper o seu isolamento em situações de conflito armado, de tensão política ou de drama humanitário». Aludindo ao drama dos refugiados, a responsável destaca que a rádio é capaz de «recriar ligações sociais» entre eles, divulgando «a educação, a cultura e informações». 

Na mesma mensagem, Bokova exorta todos os Estados membros, «em particular o mundo da rádio, a mobilizarem-se em relação a este meio de comunicação de massa, conferindo-lhe uma força de inclusão, de diálogo entre as gerações e de mudança social».

 

(Fonte: http://www.fatimamissionaria.pt/)

Outras Notícias






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!