Home » Notícias

APP (Android + IOS) + Site por apenas 500€

  • Sistema de Fidelização - cartão de cliente
  • Farmácias | Supermercados | Cabeleireiros | etc.
  • preço de lançamento - limitado às 1ªs adesões

Mais informações

Publicado em: 2012-09-01
Plano Pro-Energia e Equilíbrio
Os hábitos e os alimentos que lhe devolvem energia e vitalidade

Fruta

Coma duas a três peças de fruta por dia. As suas vitaminas e minerais são essenciais para a produção de energia. A vitamina C, presente em frutos como os citrinos, os morangos e o kiwi, atua na função imunitária e na síntese de várias hormonas. O seu défice pode causar perda de apetite, sonolência e/ou insónia, exaustão, irritabilidade e baixa resistência.

 

Espinafres

Coma uma dose de espinafres (100 gramas) três vezes por semana. São uma excelente fonte de vitaminas, como o ácido fólico, que auxilia na produção de neurotransmissores envolvidos na regulação dos estados de humor. O défice destas substâncias pode levar a um estado extremo de fadiga mental e física.

 

Salmão e outros peixes gordos

Coma uma posta de peixe com cerca de 150 gramas diariamente. Salmão, cavala, arenque, sardinha e atum são grandes aliados do combate à fadiga. Os ácidos gordos ómega 3 têm uma ação positiva na regulação do perfil lipídico e são fundamentais na preservação das estruturas cerebrais.

 

Arroz, massa e pão integral

Coma uma dose destes alimentos (entre 60 a 70 gramas) uma a duas vezes por dia. Fornecem energia e são ricas em vitamina B12, uma das responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos e manutenção das células nervosas. O seu défice pode levar a quadros de anemia, fadiga, confusão mental, perda de memória e fraqueza muscular.

 

Chocolate preto

Coma dois a três quadrados de chocolate preto por dia. Com mais de 70 por cento de cacau, favorece a diminuição da pressão arterial. É também fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um precursor da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.

 

Água

Beba um litro e meio a dois litros de água por dia. Esta representa dois terços do organismo e é essencial na eliminação de substâncias tóxicas (urina), controlo da temperatura e produção de moléculas de energia. A desidratação é um dos principais gatilhos para a fadiga.

 

Pequeno-almoço

Tome um bom pequeno-almoço. A primeira refeição do dia promove o estado de alerta e concentração e evita ataques vorazes de fome ao longo do dia e, sobretudo, à noite

 

Refeições leves

Não coma muito às refeições. Para auxiliar o processo de digestão, há um afluxo de sangue à região abdominal após as refeições. Quanto mais comer, maior a probabilidade de sentir cansaço e sonolência.

 

Lanches

Faça várias refeições ao longo do dia. É importante oferecer ao organismo energia em pequenas doses em momentos diferenciados, de forma a regular a secreção de insulina e a evitar picos nos níveis de glicemia, que podem estimular a fome e exaustão.

 

Doces

Evite consumir alimentos ricos em açúcar. O açúcar é absorvido rapidamente, o que leva a uma subida muito rápida dos níveis de glicose sanguínea, seguida de uma descida igualmente rápida, em que o estado de fadiga é severamente agravado.

 

Cafeína

Consuma pouca cafeína. Doses elevadas de café e/ou chá promovem a hiper estimulação do sistema nervoso e o desgaste das glândulas suprarrenais, levando a um aumento da ansiedade, irritabilidade, agitação e insónia. Não beba mais do que dois ou três cafés por dia.

 

Sono

Reforçe as horas de sono, dormindo sete a oito horas regularmente. Este deve ser o primeiro passo no combate aos estados de fadiga, prostração e mau humor.

 

Exercício físico

Faça exercício físico duas a três vezes por semana. Quando praticado de forma moderada, o exercício estimula naturalmente o bem-estar e o ânimo para superar os desafios do dia a dia.

(Fonte - Sapo Saúde)

Outras Notícias






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:

Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!