Home » Notícias

Publicado em: 2011-09-02
O FUTURO na BOLA DE CRISTAL
Afinal, existe destino?

 

A questão sobre o destino não é fácil. Não existem respostas absolutas nem definitivas.

Existe ou não destino? Somos ou não responsáveis pela nossa vida? Não haverá acontecimentos que nos ultrapassam, sobre os quais não temos qualquer controlo? Como se explicam os fenómenos que nos escapam?

Christophe André psiquiatra e psicoterapeuta, responde:
"Penso sinceramente que o destino não existe...

A ideia de destino supõe que as nossas vidas estariam escritas de antemão; a palavra destino vem do latim "destinar": anexar. Ora, o que existe não é um destino pré-determinado, mas tendências, influências profundas, ligadas ao nosso passado, às nossas raízes, ao nosso meio social, à época em que vivemos, etc.

Certamente, tudo isso tem influência no desenvolvimento da nossa existência, mas temos uma enorme margem de manobra e - com algum esforço - a maior parte das vezes podemos escapar a esse "destino" que, na realidade,  não é mais do que um conjunto de influências genéticas, familiares, sociais, etc.

É verdade que tudo isto pode pesar nos nossos ombros. Mas não estamos sozinhos: os nossos amigos, família, os reencontros irão ajudar-nos a nos libertar deste passado que se quer transformar em destino. A sorte e o azar existem, as desigualdades também, mas não o destino".

A este propósito, Christophe André cita a oração da serenidade (v. video) :

"Meu Deus, dá-me serenidade de aceitar o que não posso mudar, a coragem de mudar as coisas que posso mudar, e a sabedoria para distinguir uma da outra".

Segundo o psiquiatra, esta oração resume perfeitamente os esforços dos seres humanos para conduzir a sua vida. Temos sempre oportunidade para construir o futuro, mesmo que não seja fácil. O caminho é por vezes longo, mas há sempre uma estrada.

(fonte: site sapo.pt)

Outras Notícias






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!