Produtos   >   ÓLEOS ESSENCIAIS 100% PUROS

Detalhe

Óleo essencial de “tomilho”

 

Nome em latim: Thymus vulgaris

                           
Órgão produtor: parte aérea florida

         
Método de produção: destilação     

 

 O Thymus vulgaris é um subarbusto nativo da Europa Meridional e é cultivado em todo o mundo, existindo em Portugal só cultivado. Apresenta como nomes vulgares a arçã, o tomilho-ordinário e ainda poejo-segurelha. Durante o período medieval, considerava-se que tinha um poder protector pelo que era guardado debaixo da almofada para afastar os pesadelos e promover um sono reparador. Atualmente é amplamente empregue em diversas situações, como a queda de cabelo, a bronquite, as infeções dos ouvidos, as cólicas e as infeções pulmonares e da cavidade oral.

No óleo essencial predominam os compostos fenólicos (timol e carvacrol) e em menores quantidades geraniol, terpineol, linalol e hidrocarbonetos monoterpénicos e sesquiterpénicos. Contudo, dado o polimorfismo químico muito acentuado no género Thymus, surge uma grande variabilidade na composição deste óleo essencial.

Inúmeros estudos científicos têm vindo a comprovar as propriedades fungicidas deste óleo essencial contra diversos fungos com os do género Aspergilus, Cladosporium e leveduras do género Candida. Paralelamente tem-se demonstrado a sua ação anti-bacteriana contra algumas estirpes de bactérias como as Staphylococcus, Enterococcus e a Escherichia.

Em aromaterapia tem sido extensivamente usado em situações de exaustão, depressão, infeções do trato respiratório e da pele. É ainda usada da aromatização de alimentos pré-preparados, como componente de perfumes e na aromatização de detergentes.

Sendo um óleo potente, não deve ser administrado a mulheres grávidas ou a doentes hipertensos.






Não é isto que procura? Use os links seguintes:

Produtos   >   ÓLEOS ESSENCIAIS 100% PUROS


Voltar à lista de produtos










NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!