Home » Notícias

Publicado em: 2009-09-05
Internet alterou hábitos dos portugueses

Dados de Bruxelas continuam a indicar que Portugal tem uma das maiores taxas de «analfabetismo informático» da Europa.

No entanto, de acordo com a Lusa, a Internet alterou radicalmente os hábitos sociais, de acesso à informação e ao conhecimento dos portugueses.

O presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), afirma que «a Internet alterou de forma radical a forma de viver das pessoas nas suas diversas formas de interacção social, acesso à informação e ao conhecimento»

Luís Magalhães refere que esta é uma tecnologia que «interferiu com todas as áreas de actividade, alargou horizontes» e tornou-se uma «ferramenta imprescindível»

Quem «não souber utilizar a Internet está fortemente limitada em relação às suas capacidades de expressão cultural, social e artística e possibilidades de emprego e actividade económica». O presidente da UMIC lembra que a utilização da web já é uma «realidade incontornável, tanto no mundo dos negócios, como nas escolas».


Mais novos na linha da frente

Ana Nunes de Almeida, pró-reitora da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto de Ciências Sociais, revelou que trabalhos desenvolvidos com alunos do 4º, 6º e 9º ano demonstram que a «Internet faz parte do quotidiano destas crianças».

Salienta para o facto de que «a esmagadora maioria tem computadores em casa com ligação à Internet. Isto dá-lhes uma possibilidade de procura de informação, campos de lazer e de sociabilidade com os seus pares que não existia há cinco anos».

A professora revela que as crianças e os jovens são «provavelmente aqueles que estão na linha de frente» da sociedade de informação e adiantou que as «famílias com filhos são aquelas que estão tecnologicamente mais apetrechadas».

Fonte: diario.iol.pt

 

 


 

Visite a minha loja de livros usados:

www.livros.lojasonline.net

Muito obrigada

Adelaide Silva

Outras Notícias






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!