Produtos » MAÇONARIA

A MAÇONARIA EM PORTUGAL: Cartas da Bélgica – 1.ª Serie: O Sub-solo da Revolução *Argus (pseud.)* *1910?*
clique na foto para ampliar

Detalhe

ARGUS (pseud.) – A MAÇONARIA EM PORTUGAL : o sub-solo da revolução. Cartas da Belgica – 1.ª Serie.

Local: Paris; Ligue Anti-Maconnique
Ano: 1910?
Dimensões: 13x19 cm
Páginas: [XVI] + 126 + [IV]
Capa: Encadernado com a lombada e os cantos em pele.
Estado de conservação: Encadernação estima da, em bom estado. Páginas em ótimo estado de conservação.
Ilustrado com um mapa com a localização das lojas maçónicas em Portugal.

Obra publicada sob pseudónimo e atribuída a José Ernesto Marques Donato(1871-?), antigo conservador da Biblioteca da Universidade de Coimbra, ou ao Conselheiro José Fernando de Sousa (1855-1942), engenheiro, jornalista, escritor, político e militar, que também utilizava o pseudónimo jornalístico «Nemo». Esta 1ª série das «Cartas da Bélgica» foi tudo quanto se publicou.

“Vão correr mundo, reunidas em volume, as Cartas de Belgica, que constituiram a primeira serie e foram bem acolhidas pelo publico, quando vieram a lume na imprensa periódica.
Valem apenas pelos factos que revelaram, mercê de um feliz acaso, que me proporcionou o exame de authenticos documentos maçonicos, clandestinamente impressos e subtrahidos, na sua distribuição, ás vistas do mundo profano.
Apesar das naturaes reservas de tão malfazeja associação, que não submete aos azares da impressão os seus segredos mais tenebrosos, encontrei n’elles o bastante para desmascarar, em toda a sua hediondez, o sectarismo, a maldade e a hypocrisia d’esse corrilho. Dou por bem empregadas as horas d’exilio que a essa tarefa improba, mas necessaria, consagrei. Abriram-se os olhos de muitos que sorriam compassivamente da caturrice dos acusadores da Maçonaria.
As publicações jornalísticas exercem uma acção no momento e por isso efémera e fugaz. Excellente arma de combate, embora não dispensem o livro.”
(excerto da advertência)


SINTESE DAS PRINCIPAIS MATÉRIAS CONTIDAS NESTE VOLUME:

- A Maçonaria é a grande corruptora dos povos. – O seu cerimonial é repugnante de baixezas. – A maçonaria é autocrata e descricionaria. – O regímen inquisitorial maçonico. – A Maçonaria é o estrangeirismo em Portugal. – Intolerancia e ferocidade maçonicas. – A maçonaria é antes de tudo anti-catholica. – Covil para satisfazer ambições. – O segredo das lojas e a alçada do Codigo Penal. – Bajoujices e patacoadas maçonicas. – A chuchadeira das fitas, trolha e aventaes. – Caçada aos tolos e armadilha aos parvos. – Antro politico de perturbação social. – Agencia tenebrosa de espionagem. – Galopinagem e bachanaes maçonicas. – A grande corruptora da escola e da familia.



NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!

LOJA VERIFICADA
Compre com Segurança:

Avaliação desta Loja