Produtos » CINEMA » BILHETES E PROGRAMAS

CINEMA PARIS
clique na foto para ampliar
Preço
3.00 €
BILHETE DE CINEMA DE UM LUGAR QUE NÃO ESTA ESQUECIDO

Detalhe

Tudo começou em 1931, quando foi edificado e inaugurado na Rua Domingos Sequeira, logo a seguir ao Largo da Estrela, um cinema baptizado de Paris. O autor desta pequena beleza arquitectónica foi o Arqtº Victor Manuel Carvalho Piloto, que criou uma sala de cinema de bairro, pequena e elementar que competiu com as salas maiores que surgiram na mesma altura como o Éden e o Cinearte (actual Teatro "A Barraca"). A sala tinha 885 lugares divididos entre plateia, balcão e camarotes.

O seu autor fixou-se numa superficie simples, de tratamento decorativo Art Deco, com uma suave e curvílinea saliência superior e a tradicional pala de abrigo, térrea, em betão. Contudo, era de noite que o seu famoso lettering luminoso fazia realçar a sua arquitectura simples, mas muito elegante.

No entanto, esta sala acabou por encerrar portas no final dos anos 70, principio dos anos 80 e desde então tem vivido uma degradação total, que ninguém com poder neste país quer resolver. Para quando a restauração do cinema Paris? Porque não utilizar este edificio (que actualmente encontra-se emparedado, tal como o Pathé) com outras funções? Cada vez mais vai se acendendo a discussão em torno desta questão. Só é pena que as antigas e belissimas salas de cinema de Lisboa estejam literalmente a desaparecer. Infelizmente, desaparecem sem deixar rasto, não criando a ponte entre a geração actual com as memórias de um passado não muito distante.

COMPRA -VENDE-AVALIA POSTAIS ,SELOS,VÁRIOS PAPEIS ,SELOS,LOUÇAS,BRINQUEDOS, MAQUINAS FOTOGRÁFICAS,CANETAS,RELÓGIOS,LIVROS,B.D. CADERNETAS E CROMOS,FULMINISMO,VITOFILIA, RÓTULOS DE VÁRIOS ARTIGOS.TUDO EM PAPEL E ANTIGO





NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!