Home » Notícias

Publicado em: 2012-02-01
ATITUDE POSITIVA
Saiba como contornar o mau estar, a tristeza ou mau humor

 

Atitude positiva - Uma simples mudança de atitude pode ter efeitos surpreendentes

Acordamos, por vezes tristes ou de mau humor. As razões podem ser variadas, uma discussão no trabalho, um desentendimento com um amigo, ou nem sequer existirem. Existem, no entanto, formas de contornar a situação, e acabar com esse mau estar. Aqui deixamos algumas dicas, que não sendo formulas mágicas, podem melhorar o seu dia a dia.

1- Afaste-se dos maldizente e críticos: se está numa fase vulnerável deve afastar-se das pessoas muito criticas, das que vivem a reclamar por tudo e nada e sobretudo das que adoram julgar os outros.

2- Goze o presente: o futuro é um projeto e o passado já era. O momento presente é tudo o que temos e deve ser o foco da nossa vida. Se a nossa energia estiver centrada no passado ou futuro, corremos o risco de não aproveitarmos as hipóteses que temos.

3- Minimize os próprios problemas: uma das formas de levar bem a vida, é rir-se de si próprio e não se levar demasiado a sério.

4- Diga o que pensa: engolir a raiva e as mágoas é sempre uma má opção, pois acabam por vir ao de cima, provavelmente quando menos espera. Um diálogo franco e tranquilo com as pessoas que o magoaram pode ser um ótimo remédio.

5- Escreva uma carta: se uma conversa não bastar, opte por escrever a sua mágoa, indignação ou cobrança - o que quer que seja - numa carta. Guarde-a por alguns dias, espera para reler, e decida se vale a pena enviar.

6- Deixe passar tempo: se uma das formas mais eficazes de resolver os problemas é distanciar-se dos mesmos. Seja no trabalho ou algum mau estar com familiares ou amigos, o melhor é seguir a sua rotina, e deixar acalmar as emoções. Se deixar passar uns dias, verá que o que parecia grave, acaba por se revelar banal.

7- Cante: não importa onde - em grupo, sozinho ou debaixo do chuveiro. Cantar ajuda a libertar emoções, além de ser um ótimo exercício respiratório e de relaxamento. O ditado “quem canta seus males espanta” fundamenta-se nisso mesmo!

8- Faça coisas que dêem prazer: é importante realizar diariamente coisas simples que lhe dêem prazer, de preferência em benefício próprio. Não precisa de comprar e gastar compulsivamente. Basta um passeio ao fim do dia num local agradável, fazer uma receita que andas há dias a querer experimentar, estar com uma amiga com quem gosta de partilhar a vida…etc.

9- Faça exercício físico: escolha uma modalidade de exercícios, como dançar, nadar, correr ou caminhar. Os exercícios praticados regularmente estimulam a produção de endorfinas, substância responsável pela sensação de bem-estar e por outros benefícios para o corpo e mente.

10. Procure o silêncio: o silêncio é uma das melhores formas de adquirirmos paz, conciliarmo-nos com o mundo e com os outros, e até de auto-conhecimento. Em vez de procurar satisfazer constantemente os seus desejos, que acabam por se tornar insaciáveis, vire-se para dentro e escute o seu corpo e mente. Para alguns funciona o ioga, retiros espirituais, passeios na montanha, ou outra modalidade. O importante é estar em contacto consigo próprios e aprender a parar.

(Autor: Inês Menezes /sapo.pt)

 

Outras Notícias





NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:

Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!