Home » Notícias

Publicado em: 2011-03-31
SRª A M Ê N D O A
Casca grossa?! Fruto pequeno com 'coração' d'ouro !

A m ê n d o a

1. Simbologia - A dureza da casca oculta o essencial

Na Idade Média, depois das privações da Quaresma, com a Páscoa retomavam-se os sabores da mesa. O longo jejum abria portas a refeições menos frugais, entre os humildes, e sem receio do pecado da gula aos mais abastados. Por esse razão, a Páscoa incorpora nas suas tradições muitos elementos gastronómicos, desde o cordeiro ao pão e ao vinho - o pão e o vinho que na tradição cristã são o corpo e o sangue de Jesus Cristo, a vida eterna. Também a amêndoa irrompe como um dos símbolos mais difundidos da Páscoa. Em muitas zonas do País, dar os receber as amêndoas tem o mesmo significado de dar ou receber o folar. E por que razão a amêndoa, amarga ou doce, conquistou tão grande poder simbólico entre os cristãos que festejam a Páscoa? Para muitas regiões a amêndoa é o símbolo do essencial, o que se esconde no acessório. Na tradição cristã, esse fruto simboliza Jesus Cristo. Ou seja, a natureza divina de Jesus está oculta pela sua natureza humana. A própria morfologia da amêndoa sugere essa analogia a sua casca dura esconde o fruto apetitoso. Nos seus sermões, Santo António diz que a doçura da amêndoa designa a divindade de Cristo; por sua vez, a casca amarga representa a carne que suportou a "amargura da Paixão". Sendo um símbolo do próprio Cristo, filho de Deus, a amêndoa depressa atingiu destaque nos rituais gastronómicos relacionados com a Páscoa. Por isso, não é de espantar os vários tipo de amêndoas que aparecem nesta quadra, desde a amêndoa torrada, à tradicional de baunilha, passando pela amêndoa de licor e de chocolate. O mesmo fruto aparece a decorar diversas iguarias do tempo pascal.              (Fonte DN online 05/ autor: F.M.)

 

 

2. A Lenda - Amendoeiras em Flor
Há muitos e muitos séculos, estando o Al-Gharb sob domínio árabe, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao seu alcance, pensou o rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o reino muitas amendoeiras: quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que recuperava as suas forças ao avistar aquele indiscritível mar de flores brancas que se estendiam sob o seu olhar. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de intenso amor, esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que lhes trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

 

 
3.Um dos alimentos mais saudáveis do mundo
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.
 

34.50 grs / 205.83 Calorias

 

NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio
0.90 mg
45.0
3.9
muito bom
vitamina E
8.97 mg
44.9
3.9
muito bom
magnÉsio
98.67 mg
24.7
2.2
bom
triptofanos
0.07 g
21.9
1.9
bom
cobre
0.40 mg
20.0
1.7
bom
vitamina B2 (riboflavina)
0.30 mg
17.6
1.5
bom
fÓsforo
168.70 mg
16.9
1.5
bom

 (fonte: alimentaçãosaudável.org)
 
PÁSCOA FELIZ
deseja-lhe
SoNatural
 
(Abril)
 

Outras Notícias






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!