Home »

Notícias


 

Infos & Dicas

Servir a dois Senhores?
Publicado em: 2015-08-01
Reflexões

SURREAL?

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon. "

 MATEUS 6:4

____________

Na vida real, contudo, deparamos-nos permanentemente com esta dualidade, de forma cada vez mais brutal.

Em baixo dois exemplos recentes e bastante elucidativos.

 

1, O caso da Grécia:

",,, Chegará o momento em que tiraremos as mãos das carteiras e as poremos na consciência. Chegará o momento em que já não veremos os ricos que roubaram mas os pobres que ficaram. Em que não quereremos ressarcimento mas reparação. Em que perceberemos que não se pede sequer solidariedade, mas piedade. Em que nem os sádicos se divertirão com o espetáculo degradante dos políticos gregos. A União Europeia foi longe de mais na violência estéril e vingativa. Para destruir o Syriza está a ceifar-se um povo. Já não é indignação, é súplica: SOS Grécia. E se tudo o resto falhar, apele-se à inteligência, que não é de esquerda nem de direita, pois é preciso mudar aquele plano que, além de horrível, é burro, é mau, é pior para todos.

Nos palácios de Bruxelas, nos sofás de Berlim ou mesmo nos bancos de jardim de Lisboa permanece apetecível distribuir culpas e medir ideologicamente o debate. Mas nas ruas de Atenas já passámos essa fase. Sobra o desespero de saber que nada vai valer a pena porque pagar ou não pagar parece indiferente, o tudo ou nada resultará sempre no pouco, no de menos, no insuficiente, porque o plano não funciona. ..."  Fonte

2. Estátua de Satanás inaugurada nos EUA:

"..O que significa a estátua de Satã recém-inaugurada na cidade de Detroit, nos Estados Unidos? De acordo com O Globo, a imagem de bronze, com quase 3 metros e mais de 900 quilos, "seria inaugurada inicialmente em Oklahoma, em protesto contra uma escultura sobre os Dez Mandamentos no Capitólio estadual". Ainda segundo a reportagem, "o Satanic Temple defende a separação entre Estado e religião".

Não que se esperasse uma palavra de condenação da mídia à estátua de Bafomet – uma represália assim poderia "ofender" os adoradores de Satanás –, mas, não fosse trágico, seria cômico o modo como eles colocam as coisas: a imagem de Bafomet, na crônica do dia, não passaria de uma defesa da "separação entre Estado e religião", um "protesto" contra uma escultura dos Dez Mandamentos em lugar público. Quem lê a reportagem é tentado a achar que o grande problema não é nem a estátua de Satã, mas sim aquele monumento judaico-cristão no Capitólio de Oklahoma.

O valor supremo da modernidade, agora, é o "Estado laico" e, para defendê-lo, até cultuar o demônio está valendo." (fonte: https://padrepauloricardo.org/blog)

 

16 de Julho
Publicado em: 2015-07-16
- Festa de Nossa Senhora do Carmo -

A festa de Nossa Senhora do Carmo é relacionada à Ordem Carmelitana, cuja origem é bem antiga. Na Ordem Carmelitana tem-se a tradição segundo a qual o profeta Elias, vendo a nuvenzinha que se levantava no mar, bem como uma pegada de homem, teria nela reconhecido o símbolo da figura da futura Mãe do Salvador. Os discípulos de Elias, recordando aquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelita, com a finalidade de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Esta Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o título 'Servas de Maria'. 

Manifestação de Maria a São Simão Stock 
Historicamente documentadas são as seguintes datas da Ordem de Nossa Senhora do Carmelo. Foi no século XII que o calabrez Bertoldo, com alguns companheiros, se estabeleceu no Monte Carmelo. Não se sabe se encontraram lá a Congregação dos Servos de Maria ou se fundaram uma deste nome; certo é que receberam em 1209 uma regra rigorosíssima, aprovada pelo Patriarca de Jerusalém - Alberto. Pelas cruzadas esta Congregação tornou-se conhecida também na Europa. Dois nobres fidalgos da Inglaterra convidaram alguns religiosos do Carmelo, para acompanhá-los e fundar conventos na Inglaterra, o que fizeram.


Pela mesma época vivia no condado de Kent um eremita que, há vinte anos, vivia em solidão, tendo por residência o tronco oco de uma árvore. O nome desse eremita era Simão Stock. Atraído pela vida mortificada dos carmelitas recém-chegados, como também pela devoção Mariana que aquela Ordem cultivava, pediu admissão como noviço na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Em 1225, Simão Stock foi eleito coadjutor Geral da Ordem, já então bastante conhecida e espalhada.
O papa Honório III aprovou a regra da Ordem. Simão Stock visitou os Irmãos da ordem no Monte Carmelo, e demorou-se com eles seis anos.    8
Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo#ixzz3g5MtsIkX ).

Video sobre a vida e missão das Irmãs Carmelitas: https://youtu.be/v02Jx0ri3D4
 

Portugal: aumento da pobreza infantil
Publicado em: 2015-06-01
Rede Europeia Anti-Pobreza denuncia

Um grupo de trabalho coordenado pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza denunciou "o aumento da pobreza infantil”, no contexto do Dia Mundial da Criança, e “pede” um programa de ação “assumido como instrumento de política pública”.

“As crianças têm sido o grupo etário mais penalizado pela deterioração das condições de vida no nosso país. Esta constatação deverá levar-nos a refletir sobre as consequências da pobreza infantil para as crianças que, desta forma, têm o futuro ameaçado”, refere Amélia Bastos, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e membro do grupo de trabalho.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a EAPN Portugal contextualiza que no país “cerca de 25.6% das crianças encontra-se em risco de pobreza”, segundo os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em janeiro de 2014, “apesar de reportar a 2013”.

“São números muito pesados e, por isso, estamos conscientes de que a infância em Portugal não é um período de vida feliz para muitas crianças porque vivendo em situação de pobreza e exclusão social encontram-se privadas de várias dimensões de bem-estar”, frisa o presidente da EAPN Portugal.

As declarações do padre Jardim Moreira, explica a organização não-governamental, são também “fruto da reflexão do grupo de trabalho” coordenado pela ONG desde 2008 que se dedica à análise da pobreza infantil em Portugal.

O sacerdote e restantes elementos do grupo de trabalho pedem a “criação urgente” de um programa de ação “assumido como instrumento de política pública” para a prevenção e combate eficazes da pobreza infantil e exclusão social.

“O combate à pobreza infantil deve ser encarado como uma prioridade para os decisores políticos e para a sociedade civil. Os custos humanos deixaram marcas não apenas na geração futura, mas no tecido humano e social do país”, observa o presidente da Cáritas Portuguesa.

Para Eugénio Fonseca um país que “não dá” às crianças as oportunidades necessárias para um crescimento equilibrado e de esperança “nunca poderá ser considerado desenvolvido".

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza alerta que a construção de “memórias positivas é crucial” para o desenvolvimento harmonioso de uma criança e “essa construção não depende apenas dos progenitores”: “Situações de abusos, violência, bullying, são passiveis de criar memórias negativas numa criança e afetar o seu equilíbrio físico e emocional”.

Por sua vez, a vice-presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), entidade que também integra o grupo criado pela EAPN Portugal, salienta “apenas” os direitos que estão consagrados na Convenção das Crianças, como “o direito de brincar e o direito à participação”.

“Este ano temos muito presentes as múltiplas violações de que ainda são vítimas as crianças. Não podemos silenciar o aumento da pobreza infantil, a violência, a exploração sexual e o fenómeno associado do tráfico de crianças que continuam a ensombrar um futuro que queremos de respeito e dignidade”, alertou Dulce Rocha, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho.

(fonte: agencia.ecclesia.pt)

Dia Mundial das Comunicações Sociais
Publicado em: 2015-05-17
Comunicar

 

Fonte: http://www.ecclesia.pt/dmcs/

MIGRAÇÃO FORÇADA
Publicado em: 2015-04-24
de branco pelas vítimas da imigração forçada

Lisboa, 23 abr (Lusa) - Várias organizações católicas apelaram hoje aos portugueses para que se vistam de branco para chamar à atenção para a situação das vítimas da imigração forçada, muitas das quais morrem a tentar chegar à Europa.

As organizações "apelam a todos os portugueses para que, no próximo domingo, 26 de abril, coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca e se unam, em oração ou num minuto de silêncio, aos milhares de pessoas solidárias com todos os que buscam uma vida melhor e partem diariamente das suas terras na procura legítima de melhores condições de vida", adiantam em comunicado.

A campanha "somostodospessoas" junta a Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Rádio Renascença, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Sociedade de São Vicente de Paulo.



Ler mais: http://visao.sapo.pt/campanha-quer-portugal-vestido-de-branco-pelas-vitimas-da-imigracao-forcada=f817460#ixzz3YFyccHR5

 

  • VIDEO: Manu Chao & friends - CLANDESTINOhttps://youtu.be/bndGBlHRKPA
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Publicado em: 2015-03-08
Homenagem a todas as Mulheres

... tem o gato  e a  Mulher:

Esposa, mãe, amiga, irmã, amante, filha, confidente ...

 

Sem elas nada funcionaria.

Merecem todos os dias

não apenas flores,

mas sobretudo muito respeito!

Veja o VIDEO de homenagem

 

</span><br style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Courier New', Courier, monospace; font-size: 15.1999998092651px; line-height: 20.7999992370605px;" /> <span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Courier New', Courier, monospace; font-size: 15.1999998092651px; line-height: 20.7999992370605px;"><bgsound src="" loop="infinite"</span>+Meow_Beat_mix.mp3<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Courier New', Courier, monospace; font-size: 15.1999998092651px; line-height: 20.7999992370605px;">></span></p> <p> <span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Courier New', Courier, monospace; font-size: 15.1999998092651px; line-height: 20.7999992370605px;">

  1     2     3     4     5     6     7     8     9     10     11     12     13     14     15  






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!