Home » Perguntas Frequentes »

Noções básicas

Uma unidade de ar condicionado absorve o calor dum local, e expele-o para outro.


O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado

O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado resume-se sempre ao mesmo: absorver a energia dum lugar e libertá-la noutro.

 Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre a ligar as duas unidades. Através destes tubos, o refrigerante circula de uma unidade para a outra. É o refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.

Modo de arrefecimento:

1 Unidade interior

Uma ventoinha faz circular o ar quente do interior por um permutador de calor, através do qual flúi o refrigerante. Este refrigerante absorve o calor do ar e, uma vez arrefecido, o ar é expelido para a sala.

2 Tubos de cobre

O refrigerante circula através das unidades e dos tubos e leva o calor da unidade interior para a unidade exterior.

3 Unidade exterior

Através da compressão, o gás refrigerante é aquecido e o seu ponto de ebulição aumenta. Na unidade exterior, o calor que foi obtido pela compressão é libertado para o ar exterior através duma ventoinha, que o liberta após ter passado pelo permutador de calor.

4 Refrigerante

O refrigerante líquido circula outra vez para a unidade interior.

5 Unidade interior

De regresso à unidade interior, o refrigerante é descomprimido, podendo assim voltar a extrair o calor do ar no interior da casa.


Saiba mais acerca do ciclo do refrigerante

Uma unidade de ar condicionado funciona de modo semelhante a um frigorífico. O refrigerante flúi através do sistema, alterando o seu estado ou condição. Há quatro processos no "ciclo de refrigerante".

1-O compressor bombeia o refrigerante através do sistema e é o núcleo duma unidade de ar condicionado. Antes de passar pelo compressor, o refrigerante é um gás com baixa pressão. Devido ao compressor, o gás ganha pressão, aquece e flúi em direcção ao condensador.

2-Ao chegar ao condensador o gás com alta temperatura e pressão liberta o calor para o ar do exterior e transforma-se num líquido arrefecido.

3-O líquido, que mantém uma pressão alta, passa por uma válvula de expansão, que reduz a pressão do refrigerante. Assim, a temperatura desce e fica abaixo da temperatura do espaço refrigerado. Daqui resulta um líquido refrigerante de baixa pressão.

4-O líquido refrigerante de baixa pressão flúi até ao evaporador, onde absorve o calor do ar do interior da divisão através dum processo de evaporação, tornando-se mais uma vez num gás de baixa pressão. O gás flúi mais uma vez em direcção ao compressor e o ciclo recomeça.

No caso de ter uma bomba de calor, o ciclo pode reverter-se.


O que é uma Bomba de Calor?

Uma bomba de calor é um sistema de ar condicionado que pode ser usado tanto para aquecimento como para arrefecimento. Baseia-se no princípio de poder reverter o processo de transporte do calor de um lugar para outro.

E é eficaz? As bombas de calor são mais eficazes do que os outros sistemas de ar condicionado, por uma razão muito simples: em vez de queimarem um combustível, o que fazem é "mover o calor". Por esta razão, as bombas de calor são cinco vezes mais eficientes do que os outros aquecedores. Uma bomba de calor permite ainda que o ciclo do refrigerante seja invertido. A bomba de calor extrai energia do exterior e transfere o calor para o interior. Este princípio continua a funcionar mesmo com temperaturas de -5ºC, -10ºC ou -15ºC, dependendo do tipo de sistema de ar condicionado utilizado.

   Funcionamento em FRIO           

  Funcionamento em CALOR

Por isso, as unidades com bombas de calor eliminam a necessidade de ter um aquecedor e permitem-lhe arrefecer e aquecer as divisões com a mesma unidade, poupando custos e energia ao longo do ano.


Outras Perguntas Frequentes






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!