Home » Blog »


TDT

TELEVISÃO DIGITAL EM PORTUGAL

 

TDT – Televisão Digital Terrestre – portuguesa está, claramente, subaproveitada. embora disponham de uma rede de televisão digital de tecnologia ponta, vão continuar limitados  5 canais generalistas (ENTROU RECENTEMENTE TV PARLAMENTO)  vão, assim, continuar a ser as únicas opções para a esmagadora maioria da população nacional.Os portugueses não podem deixar de se sentir, de alguma forma, defraudados com a sua TDT, sobretudo quando olham para o lado e verificam que em Espanha, actualmente, existem mais de 2 dezenas de canais integrados no sistema TDT. Na verdade, aquando da transição, os espanhóis introduziram não só os canais generalistas já existentes e os vários canais autonómicos, como também abriram espaço para que aparecessem novas emissoras.

É interessante verificar como cada um dos canais generalistas existentes em formato analógico criou novas estações através das quais transmitem conteúdos que, de outra forma, dificilmente iriam para o ar. Veja-se o exemplo concreto da Antena 3 TV. A TDT trouxe-lhe 3 novos canais – NEOX, NOVA e NITRO – que emitem em aberto e que, de alguma forma, segmentaram os conteúdos da estação mãe. O NEOX é dirigido ao público mais jovem, o NOVA é um canal marcadamente feminino e o NITRO aposta em conteúdos que poderemos considerar mais masculinos tendo, por exemplo, assegurado a transmissão dos Grandes Prémios de Fórmula 1 de 2012 em Espanha.

O exemplo da Antena 3 foi seguido pela Telecinco, pela Sexta e até pela TVE que, para além dos seus 2 canais de serviço público, apresenta também o canal de informação 24 horas, um canal de desporto e um canal para o público jovem.

É  claro que esta proliferação de novos canais iria, com certeza, criar constrangimentos ao nível do mercado publicitário televisivo em Espanha, pelo as estações optaram por um formato diferente e muito interessante. As inserções publicitárias acontecem, simultaneamente, em todos os canais da estação mãe, ou seja, quando um anúncio é emitido na Antena 3, também vai para o ar no NEOX, no NOVA e no NITRO.

Parece uma espécie de acordo de cavalheiros, entre os grandes canais nacionais, feito para não abalar o mercado publicitário e evitar uma descida drástica de preços. Daqui podemos inferir que a emissão destes novos canais satélite não implica um custo astronómico e que, na prática, podem emitir sem publicidade, amparados apenas nos ganhos gerados pelos canais originais. Ganham os telespectadores que têm acesso a mais conteúdos, ganham as televisões que podem escoar produtos que têm em carteira e ganham os anunciantes que conseguem colocar os seus anúncios em mais canais.






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!